A dona de casa Joselma, de 54 anos, conquistou a última vaga no BBB25 após vencer uma votação popular. Já em suas primeiras horas na casa, a nova participante chamou atenção ao revelar seu hábito frequente de consumir bebidas alcoólicas e fumar cigarro.
A situação foi comentada por Guilherme, genro de Joselma e sua dupla no reality. Ele contou que, durante o pré-confinamento no hotel, ficou preocupado com a possibilidade de ela não conseguir passar por essa fase, onde o consumo de álcool e cigarro é proibido.
Guilherme propôs desafio para Joselma antes do BBB25
Para motivá-la, Guilherme propôs um desafio: ficar quase duas semanas sem seus hábitos em troca de uma quantia em dinheiro. Joselma aceitou a proposta do genro e cumpriu o desafio com sucesso.
O caso repercutiu fora do BBB25, levando o médico Dr. Wandyk Alisson, especialista em nutrologia esportiva e endocrinologia, a alertar sobre os riscos desse estilo de vida, especialmente para mulheres acima dos 50 anos.
Médico destaca alerta no consumo de bebidas e cigarros
Segundo o médico, cigarro e bebida conseguem acabar silenciosamente com o metabolismo de uma pessoa. As duas substâncias podem acabar diminuindo as chances de uma vida mais longa e saudável. “Têm o poder de destruir silenciosamente o equilíbrio hormonal e o metabolismo”, alertou Wandyk.
Em relação ao cigarro, o doutor classificou os impactos da substância como toxina metabólica poderosa, que podem levar a alteração hormonal, redução de libido e até a perda de massa magra.
Dr. Wandyk também destacou que o uso contínuo de álcool e cigarro pode acelerar a menopausa, que normalmente ocorre entre os 40 e 55 anos, aumentando o risco de doenças como osteoporose.