Na manhã desta quinta-feira, 17 de janeiro, o Corpo de Bombeiros de São Paulo intensificou as buscas por um helicóptero que desapareceu na região de Caieiras, na Grande São Paulo, na madrugada de ontem. A aeronave, que transportava quatro pessoas, perdeu contato com o controle de tráfego aéreo na noite anterior, mobilizando diversas equipes de resgate.
As operações estão concentradas em uma área de vegetação densa e terreno acidentado, o que dificulta a localização da aeronave. As equipes de resgate, com unidades terrestres, vasculham a região em busca de sinais de sobreviventes. O piloto e uma criança foram resgatados com vida.
Buscas em área de difícil acesso
O chamado para o Corpo de Bombeiros foi registrado às 23h28, desta quinta-feira, 16 de janeiro, enquanto uma forte chuva atingia São Paulo no momento do incidente. Até agora, não há detalhes sobre o que provocou a queda do helicóptero. Não há, até o presente momento, informações sobre os três ocupantes que estavam a bordo.
As condições climáticas na hora da queda eram desfavoráveis e modelo da aeronave
As condições climáticas na região de Caieiras durante a noite do desaparecimento estão sendo analisadas. Chuvas esparsas e visibilidade reduzida podem ter contribuído para o incidente, fatores que serão avaliados no decorrer das investigações.
O EC130 B4 é um helicóptero de um único motor fabricado pela Eurocopter, desenvolvido para voos turísticos e missões de transporte VIP. Com capacidade para até sete ocupantes, a aeronave conta com um rotor de cauda do tipo Fan-in-fin, conhecido como Fenestron.