Piloto do helicóptero que caiu em SP revela o que teria causado a tragédia; 2 motivos vieram à tona

A queda de um helicóptero em São Paulo mobilizou autoridades de São Paulo em busca de sobreviventes.

PUBLICIDADE

O acidente envolvendo um helicóptero na Grande São Paulo, na noite desta quinta-feira (16/01), foi causado por desorientação espacial. O piloto Edenilson de Oliveira teria revelado que as condições climáticas adversas também influenciaram na queda.

Segundo uma policial militar que participou do resgate, o piloto relatou ter perdido a noção de localização durante o voo.

Motivo que teria causado queda de helicóptero em SP

A desorientação espacial ocorre quando o piloto não consegue identificar corretamente sua posição ou movimento, devido a ilusões sensoriais causadas por condições como visibilidade reduzida. Essa falha é apontada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que investiga o caso, como uma das principais causas do acidente.

A aeronave decolou às 19h16 do heliporto Helicidade, na Zona Oeste de São Paulo, com destino a Americana, no interior do estado. Com uma chuva forte atingindo a capital desde as 17h, o helicóptero enfrentava visibilidade comprometida. O último registro de GPS foi às 20h34, antes de cair no Morro do Tico Tico, em Caieiras.

Vítimas do acidente de helicóptero em São Paulo

No acidente, quatro pessoas estavam a bordo do helicóptero que caiu em São Paulo. Edenilson, o piloto, e Betina Feldman, de 12 anos, sobreviveram e foram levados ao hospital. Betina deve receber alta neste sábado (18), segundo informações da empresa em que seu pai trabalhava.

André Feldman, de 50 anos, e Juliana Elisa Alves Feldman, de 49 anos, pais da sobrevivente, não resistiram aos ferimentos e faleceram no local.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que a aeronave estava autorizada apenas para voos visuais, sem instrumentos de navegação avançados, o que pode ter dificultado ainda mais o trajeto em meio ao mau tempo.