A queda de um avião bimotor na manhã desta sexta-feira (7) na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, mobilizou equipes de resgate e deixou duas pessoas mortas. A aeronave, do modelo King Air F90, tentou um pouso de emergência na Avenida Marquês de São Vicente, mas acabou atingindo um ônibus e explodindo. Outras seis pessoas ficaram feridas no acidente.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os corpos das vítimas foram encontrados carbonizados dentro da aeronave. São eles: o piloto Gustavo Medeiros e o dono da aeronave, Márcio Carpena. Além disso, um motociclista que passava pela avenida foi atingido por destroços, e uma passageira do ônibus sofreu ferimentos. As autoridades ainda não divulgaram o estado de saúde dos sobreviventes.
Avião partia de São Paulo para Porto Alegre
A aeronave decolou do Campo de Marte com destino a Porto Alegre por volta das 7h15. Testemunhas relataram que o piloto tentou pousar na avenida, mas perdeu o controle após atingir uma árvore e placas de sinalização. O impacto no solo causou uma explosão, formando uma grande bola de fogo e assustando motoristas e pedestres na região.
Genival Dantas Arraes, que passava pelo local, contou que viu o momento exato em que o avião perdeu altitude e caiu. Segundo ele, o impacto foi tão forte que arrancou palmeiras e placas de trânsito. O personal trainer Adriano Rolim também relatou que presenciou a tentativa do piloto de evitar colisões, desviando de veículos antes de atingir o ônibus.
https://twitter.com/DMNews14733955/status/1887862120462578066
Vídeo impressionante
No momento da queda do avião, um semáforo que dava acesso a Marques de São Vicente estava fechado. Diversos carros estavam parados no exato momento em que o avião cai e explode. Caso o semáforo estivesse aberto, carros poderiam ter sido atingidos pela aeronave.