Um relatório do Ministério do Transporte da Venezuela revelou que o avião King Air F90, que caiu em São Paulo na última sexta-feira (7), já havia se envolvido em um acidente aéreo em 2013, ainda registrado com a matrícula YV503T.
Na época, a aeronave apresentou falha logo após a decolagem, emitindo um alerta de trem de pouso “inseguro”, o que levou o piloto a retornar imediatamente ao aeródromo.
Incidente no passado com aeronave que caiu em São Paulo
Durante o pouso de emergência, o trem de pouso esquerdo se retraiu ao tocar o solo, seguido pelo da direita, fazendo com que o avião deslizasse sobre a fuselagem por 320 metros até parar completamente.
pesar do susto, o único ocupante não sofreu ferimentos, mas a aeronave teve danos estruturais significativos, exigindo reparos na asa direita, no trem de pouso e na parte inferior da fuselagem. As investigações conduzidas pelas autoridades venezuelanas apontaram que o acidente foi causado por uma falha na manutenção preventiva.
Um erro na reinstalação do atuador do trem de pouso direito fez com que ele se desprendesse do suporte, levando ao colapso do sistema durante a aterrissagem. Após os reparos, a aeronave continuou em operação e, em 11 de dezembro de 2024, foi oficialmente transferida para o seu último proprietário, conforme registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Queda de avião em São Paulo tira a vida de duas pessoas
Infelizmente, na última sexta-feira (7), o mesmo avião sofreu um novo acidente fatal em São Paulo, resultando na morte de duas pessoas. As investigações continuam para esclarecer as causas da tragédia.