Provavelmente, você já se perguntou o motivo da secreção nasal apresentar uma coloração diferente quando se está doente. A verdade é que existem muitas razões que levam a mudança na cor do catarro. A maioria das pessoas não sabe, mas a consistência e tonalidade do muco nasal podem dar detalhes curiosos sobre o sistema imunológico.
Visto como um simples incômodo, o muco desempenha um papel de extrema importância no organismo. Ele funciona como um escudo protetor, barrando a entrada de poeira, bactérias, vírus e outros agentes irritantes, impedindo-os de atingir as regiões mais profundas do sistema respiratório.
O muco nasal é uma linha de defesa extremamente importante. Quando uma pessoa fica doente a coloração da secreção do nariz sofre alteração. Ele fica mais espesso e abundante, além de ficar colorido. Esses detalhes revelam a resposta do sistema imune de um indivíduo. Veja abaixo os tipos de coloração do muco nasal e o que cada um significa.
Transparente
Essa é a tonalidade que se espera de uma pessoa saudável. Quando a secreção nasal está dessa cor quer dizer que sua composição é de água combinada com proteínas, células e sais. O início de uma infecção viral ou alergias podem provocar aumento desse muco transparente. Isso pode ocorrer quando o organismo reage a agentes patogênicos ou fontes de irritação.
Branco
A secreção branca pode indicar congestão. A inflamação nos tecidos nasais reduz a saída do muco, resultando em uma secreção mais densa. Isso geralmente indica o começo de uma infecção semelhante a um resfriado, uma vez que o sistema imunológico inicia sua reação contra os invasores.
Amarelo
O muco de cor amarela sugere que o seu sistema imunológico está lutando ativamente contra uma infecção. Os leucócitos enviados para combater a infecção morrem e liberam enzimas que conferem ao muco sua tonalidade amarelada. Esta é uma característica distinta da reação do organismo a diversas infecções virais, como o resfriado comum, a gripe e o vírus sincicial respiratório (VSR).
Verde
Essa cor é resultado de uma resposta intensificada do sistema imune. No geral, pode indicar uma infecção bacteriana. Contudo, também pode acontecer quando o organismo responde de uma forma mais robusta patógenos virais mais agressivos.
Rosa ou vermelho
Essa cor é indicativa da presença de sangue. Isso pode acontecer quando o nariz está muito seco, irritado ou danificado após ser assoado de maneira excessiva.
Laranja ou marrom
Essas tonalidades podem ser provocadas pela combinação de sangue seco com muco, ou pela inalação de poluentes ambientais, como fumaça ou poeira. Apesar de geralmente não causar danos, ele pode indicar irritação ou inflamação de longa duração.
Preto
A secreção preta é rara e pode ser indício de sérios problemas, como infecção por fungos ou intensa exposição a poluentes, como cigarro e fuligem. Vale frisar a necessidade de buscar ajuda profissional com urgência.