A jornalista e funcionária do Ministério Público do Trabalho (MPT), Vanessa Ricarte, de 42 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu na madrugada desta quinta-feira (13) na Santa Casa de Campo Grande.
Ela foi brutalmente atacada pelo ex-noivo, o músico Caio Nascimento, preso em flagrante, poucas horas após denunciá-lo à polícia. Apesar de ter conseguido uma medida protetiva, a vítima foi esfaqueada dentro de sua própria residência.
Crime em Mato Grosso
O crime ocorreu na tarde da quarta-feira (12), momentos depois de Vanessa registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Após deixar a delegacia, ela retornou à casa onde morava, localizada no bairro São Francisco, para buscar seus pertences.
No local, foi surpreendida pelo agressor, que a atacou com três golpes de faca no tórax. Em estado grave, Vanessa foi socorrida e encaminhada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Ex-noivo de vítima preso em flagrante
Enquanto isso, Caio Nascimento foi preso em flagrante pela Polícia Militar e levado para a Deam. O agressor deve passar por audiência de custódia ainda nesta quinta-feira. O caso reforça a necessidade de medidas mais eficazes para a proteção de vítimas de violência doméstica.
Vanessa Ricarte se tornou a segunda vítima de feminicídio em Mato Grosso do Sul neste ano e a primeira em Campo Grande. No início de fevereiro, Karina Corin, de 29 anos, também foi assassinada pelo ex-companheiro em Caarapó. A tragédia ainda envolveu Aline Rodrigues, amiga de Karina, que também perdeu a vida no ataque.