A aviação brasileira vive momentos de grande apreensão devido aos diversos problemas envolvendo aeronaves. E mais um incidente impactante foi registrado na manhã de quinta-feira, dia 20, no Rio de Janeiro.
Um avião da Latam, que estava deixando o Aeroporto do Galeão com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, sofreu uma colisão com um pássaro logo após a decolagem. O bico da aeronave ficou destruído devido ao impacto.
De acordo com informações de Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo, uma foto tirada após o incidente revela que o bico da aeronave ficou gravemente danificado. Diante dessa situação inesperada, a decisão foi de alterar o trajeto e retornar à cidade do Rio de Janeiro, onde o avião pousou em segurança.
Avião teve que retornar ao aeroporto
A decolagem ocorreu por volta das 10h35 e o pouso de retorno, em menos de meia hora, aconteceu às 11h04. Com o dano significativo na parte frontal da aeronave, o voo foi cancelado.
A colisão com aves, também conhecida como bird strike, é um risco frequente para a aviação. Inclusive, estas colisões podem resultar em danos consideráveis às aeronaves, representando um grande desafio para as companhias aéreas.
CEO da empresa comentou o ocorrido
Jerome Cadier, CEO da Latam, comentou sobre o ocorrido. Cadier fez uma previsão sobre as consequências legais e aposta que a empresa terá problemas.
“Posso apostar que a primeira ação na Justiça contra a companhia aérea, pedindo indenização por dano moral pelo cancelamento deste voo, vai chegar amanhã mesmo”, comentou. O CEO da Latam ainda ironizou: “E assim segue a aviação brasileira. A pergunta é: quem paga a conta?”