Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, identificaram uma nova cepa de coronavírus com potencial de se espalhar entre humanos.
O vírus, chamado HKU5-CoV-2, foi encontrado em morcegos e apresenta semelhanças genéticas significativas com o Sars-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19. O estudo foi publicado na renomada revista científica Cell, causando preocupação
Risco de transmissão e semelhança com a Covid-19
O HKU5-CoV-2 pertence à família dos merbecovírus, um grupo de coronavírus já detectado em animais como visons e pangolins – sendo este último considerado um possível intermediário na transmissão da Covid-19 para humanos.
O estudo revelou que o novo vírus utiliza o receptor ACE2 para entrar nas células humanas, o mesmo mecanismo do Sars-CoV-2. A descoberta foi feita por meio de uma técnica avançada de microscopia chamada Cryo-EM, que permite visualizar a estrutura molecular do vírus em alta resolução.
Estudo faz alerta sobre os riscos de novo vírus
Apesar das semelhanças, os cientistas ressaltam que ainda não há evidências concretas de que o HKU5-CoV-2 possa se espalhar amplamente entre humanos. “Os merbecovírus de morcegos […] representam um elevado risco de propagação para os seres humanos, quer através de transmissão direta ou facilitada por hospedeiros intermediários”, alerta o estudo realizado.
No entanto, os pesquisadores enfatizam que mais investigações são necessárias para entender o real potencial de transmissão da nova cepa. A descoberta do HKU5-CoV-2 gerou apreensão no cenário econômico global.
Nesta sexta-feira (23), o dólar encerrou em alta de 0,46%, cotado a R$ 5,73. A notícia aumentou a aversão ao risco entre investidores, resultando na fuga de ativos de mercados emergentes, incluindo o real brasileiro.