Internado há dez dias para tratar uma pneumonia bilateral, o Papa Francisco, de 88 anos, passou a noite de forma estável, sem crises respiratórias, segundo um comunicado oficial do Vaticano nesta segunda-feira (24). Apesar da melhora, seu quadro de saúde ainda preocupa. Além da infecção pulmonar, os médicos detectaram uma leve insuficiência renal, que se tornou uma nova complicação.
A fragilidade do pontífice é um fator de risco, especialmente devido à sua idade avançada e histórico de doenças prévias. O maior receio da equipe médica no momento é a possibilidade de sepse, uma infecção generalizada que pode surgir como consequência da pneumonia. No entanto, os especialistas não identificaram indícios dessa condição até agora.
Vaticano toma decisão
Diante da situação crítica do Papa Francisco, o Vaticano decidiu mobilizar fiéis e religiosos em Roma. Na noite desta segunda-feira (24), às 21h no horário local (17h de Brasília), está programada uma oração coletiva pela recuperação do Papa, que será conduzida pelo cardeal Pietro Parolin na Praça São Pedro.
A celebração será transmitida ao vivo pelo canal Vatican News, no YouTube. O nome de Parolin, inclusive, tem sido mencionado na imprensa italiana como um possível candidato em um eventual conclave.
Internação do Papa Francisco
O Papa está hospitalizado desde o último dia 14 de fevereiro no hospital Agostino Gemelli, mesma unidade onde, em 2021, precisou passar por uma cirurgia para remover 33 centímetros do cólon, permanecendo internado por dez dias. Apesar da gravidade do quadro atual, Francisco se mantém consciente e acompanhando sua recuperação.