Após 10 horas, menina de 11 anos que caiu em cânion é localizada sem vida pelo Corpo de Bombeiros

A vítima visitava o local na companhia dos pais e de dois irmãos quando caiu de uma altura de cerca de 70 metros.

PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul confirmou, na noite da última quinta-feira (10), a morte da menina de 11 anos que despencou de um dos paredões do Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS).

De acordo com informações repassadas pela corporação, o corpo da criança foi localizado a cerca de 70 metros do ponto onde ocorreu a queda. As equipes conseguiram chegar até o local por volta das 22h55, após horas de buscas em uma área de difícil acesso.

Menina que caiu em cânion possuía Transtorno do Espectro Autista

Conforme relatado pelo secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a menina era de Curitiba (PR) e visitava o parque acompanhada pelos pais e dois irmãos. No momento do acidente, a família fazia uma pausa para lanchar em um banco de descanso. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, repentinamente, correu em direção ao penhasco. O pai ainda tentou impedir, mas não conseguiu segurá-la a tempo.

Após o ocorrido, guarnições dos bombeiros de Cambará do Sul, Canela e Gramado foram mobilizadas para a operação de busca. A ação contou com o apoio de drones equipados com câmeras térmicas e helicópteros — duas aeronaves vindas do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina — para sobrevoar a região montanhosa. Por ser uma área íngreme, o resgate exigiu técnicas de rapel para a remoção do corpo.

Corpo de Bombeiros lamenta tragédia

Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros lamentou profundamente a tragédia, destacando os riscos naturais do local, que não possui cercas de contenção em diversos pontos. O Cânion Fortaleza é conhecido por sua imponência: possui paredões de até 900 metros de altura e trilhas de variados níveis de dificuldade, atraindo turistas de todo o país. O caso reacende o debate sobre a segurança em áreas naturais de visitação.