Nos próximos capítulos do remake de Vale Tudo, o personagem Afonso, interpretado por Humberto Carrão, passará por um dos momentos mais delicados da novela das nove da Globo. Após sentir uma série de sintomas persistentes, o rapaz será diagnosticado com leucemia mieloide aguda (LMA), a forma mais comum e agressiva da doença.
A LMA é um tipo de câncer que afeta diretamente a medula óssea, local onde são produzidas as células sanguíneas. Quando essa estrutura é invadida por células doentes, o organismo deixa de produzir hemácias, leucócitos e plaquetas de forma eficaz. Como resultado, o paciente apresenta cansaço extremo, tonturas, palidez, infecções recorrentes e sangramentos inesperados.
Diagnóstico precoce pode salvar vida
Segundo o site da Pfeizer, por ser uma enfermidade de rápida progressão, o diagnóstico precoce se torna essencial para o sucesso do tratamento. Afonso começará a apresentar os primeiros sinais da doença e, ao buscar atendimento médico, será informado da gravidade do quadro.
Para tratamento, os médicos podem indicar um protocolo de quimioterapia como primeira etapa do tratamento, seguido de um transplante de medula óssea, considerado essencial para as chances de cura. A escolha do tratamento ideal dependerá da idade do paciente e de fatores genéticos identificados durante os exames.
Leucemia avança rapidamente no paciente
A leucemia mieloide aguda se diferencia de outras formas de leucemia justamente pela sua velocidade de avanço e pela severidade dos sintomas. Por isso, quanto mais cedo a doença for identificada, maior a probabilidade de resposta positiva ao tratamento.
