A temperatura vai cair! Ciclone e frente fria derrubam a temperatura pelo Brasil

Ciclone extratropical com ventos fortes e chuva mudam o clima por todo o país.

PUBLICIDADE

Um novo ciclone extratropical deve atingir o Sul do Brasil entre quinta-feira (7) e sexta-feira (8), trazendo mudanças expressivas nas condições climáticas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema climático provocará temporais, rajadas de vento que podem alcançar até 70 km/h e forte agitação marítima nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A frente fria associada ao ciclone marcará a segunda do mês de agosto e vai impulsionar a queda de temperatura em várias áreas do Centro-Sul do país. A previsão do tempo é de termômetro baixo em grande parte do território brasileiro.

Previsão do tempo com frio pelo Brasil

Na manhã de quinta-feira, o tempo já começa a mudar no Rio Grande do Sul, com chuvas ganhando intensidade principalmente no norte do estado e na Serra Gaúcha. No decorrer da tarde e noite, as instabilidades se espalham para o interior de Santa Catarina e do Paraná, incluindo regiões como o sul catarinense, o oeste do estado e o extremo sul paranaense, onde há risco de temporais localizados.

Além das fortes chuvas, os ventos intensos e a elevação das ondas no litoral devem exigir atenção redobrada. O mar agitado pode representar perigo para embarcações de pequeno porte e atividades de pesca. A previsão é que a frente fria avance rapidamente, tornando o tempo instável em grande parte da região Sul até o final de sexta-feira.

Chuva fraca em áreas no Sudeste e ventos no Norte e Nordeste

No Sudeste, a umidade vinda do oceano poderá provocar pancadas isoladas no litoral sul paulista. Já nas demais áreas de São Paulo, o tempo seguirá firme, com temperaturas em elevação. A situação é diferente no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, onde o ar seco predomina e a umidade relativa do ar tende a cair.

No Espírito Santo, a previsão indica chuva fraca e isolada em algumas localidades. A combinação entre o avanço da frente fria e o ciclone extratropical deve marcar um período de instabilidade climática significativo, exigindo atenção da população para eventuais transtornos causados pelos fenômenos meteorológicos.

No Nordeste há a previsão de ventos originados no oceano, com tempo instável no litoral do Rio Grande do Norte e da Bahia, enquanto o interior é de tempo seco e quente. Por fim, no Norte, baixa pressão e umidade elevada concentram chuvas sobre o Amapá, Pará, Roraima e Amazonas.