A atriz Fernanda Rodrigues voltou a falar publicamente sobre sua saúde nesta segunda-feira (18). Em vídeo publicado nas redes sociais, ela contou que o carcinoma basocelular, diagnosticado e tratado no ano passado, retornou. Fernanda destacou que já está em acompanhamento médico e deverá passar por um novo procedimento cirúrgico nos próximos dias.
Ela lembrou que, em 2024, havia comemorado o fim da doença e não esperava que a repercussão fosse tão grande. “Tive uma manchinha na testa há um ano, minha mãe teve câncer de pele, meu cunhado e é uma coisa comum”, disse a atriz.
Fernanda Rodrigues falou sobre diagnóstico em outras pessoas
Fernanda também ressaltou que conhece pessoas que já realizaram várias cirurgias semelhantes e que o importante é manter a vigilância. “Eu conheço pessoas que já operaram cinco, seis vezes, e já tiraram”, destacou a atriz da novela A Viagem.
A artista aproveitou o momento para alertar seus seguidores sobre a importância de observar alterações no corpo. É preciso ficar atento às manchas, verrugas ou outras marcas que surgem no corpo e procurar atendimento médico sempre que desconfiar.
Fator de risco para o câncer de pele
O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O principal fator de risco é a exposição solar, especialmente em pessoas de pele clara com mais de 40 anos – a doença é rara em crianças, adolescentes e pessoas negras. Apesar de não ser considerado agressivo, pode causar grandes danos locais se não for tratado adequadamente.
