A terra volta a tremer em Minas Gerais: ‘É o estado com o maior número de abalos sísmicos’

O abalo sísmico mais recente foi registrado na cidade de Frutal, localizada no Triângulo Mineiro.

PUBLICIDADE

Minas Gerais registrou o sexto tremor de terra do mês de agosto de 2025. O abalo sísmico ocorreu às 14h13 de terça-feira, com epicentro próximo à cidade de Frutal, na Região do Triângulo Mineiro.

O evento teve magnitude de 2.3 mR na escala de momento. Não houve relatos de que o tremor tenha sido sentido pela população local.

De acordo com Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns. “Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário: é o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados”, disse Bruno.

Abalos sísmicos registrados durante o mês de agosto

Em agosto de 2025, foram registrados seis tremores de terra em Minas Gerais. Além do ocorrido em Frutal no dia 26, os outros eventos aconteceram no decorrer do mês, sendo que no dia 1º foi em Planura, com magnitude 2.2 mR. Dia 15 foi em Araçuaí, com magnitude 1.9 mR.

Sete Lagoas teve dois, nos dias 23 e 24, com magnitudes 1.9 mR e 2.5 mR respectivamente. E no dia 25 foi registrado um abalo sísmico em Pirajuba, com magnitude 2.8 mR.

Monitoramento e análise dos eventos sísmicos

Os tremores de terra registrados em Minas Gerais são monitorados pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). A análise dos dados é realizada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que acompanha a atividade sísmica no estado.

O monitoramento contínuo permite identificar rapidamente novos eventos e avaliar seu potencial de impacto. Especialistas reforçam que os tremores de baixa magnitude geralmente não causam danos à população e edificações.