Alexandre de Moraes comunica decisão tomada no julgamento de Bolsonaro: ‘a serem realizadas…’

Moraes é um dos ministros que julga Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.

PUBLICIDADE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta sexta-feira (5) a ampliação do calendário de julgamentos referentes ao núcleo considerado crucial da trama golpista investigada pela Corte. O pedido foi encaminhado ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin.

De acordo com o documento, Moraes propôs a inclusão de sessões adicionais na próxima quinta-feira (11), com atividades previstas tanto no período da manhã quanto no da tarde. A medida busca garantir tempo suficiente para a análise do caso, considerado de grande complexidade pelo tribunal.

Cronograma e pedido de Moraes

Até então, o cronograma da próxima semana previa sessões na terça-feira (9), manhã e tarde, na quarta-feira (10), pela manhã, e na sexta-feira (12), em dois turnos. Com a solicitação, a quinta-feira também será incorporada ao calendário, reforçando o compromisso do STF com a conclusão célere do julgamento.

No pedido, Moraes destacou: “Solicito ao Excelentíssimo Presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, o agendamento de novas sessões complementares para a realização do julgamento, a serem realizadas na quinta-feira, dia 11/9/2025”.

Acréscimo de dia de julgamento 

A decisão de estender as sessões evidencia a importância do julgamento no contexto das investigações sobre a tentativa de golpe. O acréscimo de um dia específico para a análise deve ampliar as discussões entre os ministros e dar mais robustez às decisões a serem tomadas pela Suprema Corte.