Um grave acidente envolvendo dois ônibus deixou mortos e dezenas de feridos na BR-040, em Juiz de Fora (MG), na tarde desta sexta-feira (5). A colisão aconteceu por volta das 14h30, no km 779, no Bairro Distrito Industrial, e envolveu um ônibus da Viação Cometa, que fazia o trajeto de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, e um coletivo urbano da linha 743 (Distrito de Toledos).
Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas morreram no local, entre elas uma criança de 3 anos. Pelo menos 35 passageiros ficaram feridos, sendo dez em estado grave. Equipes do SAMU enviaram três viaturas de suporte avançado para o resgate, e as vítimas foram levadas ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS), UPA Norte e Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). Uma criança com múltiplos traumas também foi encaminhada ao HMTJ.
Investigações sobre as causas do acidente
Ainda não há definição sobre o que provocou a colisão. Testemunhas disseram que o ônibus da Cometa atingiu a traseira do coletivo urbano. O motorista do veículo interestadual, que havia partido de Belo Horizonte às 9h20, ficou em estado de choque após o impacto. A Viação Cometa foi procurada, mas não respondeu até o momento. A Polícia Civil investiga as circunstâncias e deve ouvir passageiros e motoristas para esclarecer o caso.
A batida causou transtornos no trânsito da BR-040, no sentido Rio de Janeiro, que precisou ser totalmente interditado. O tráfego foi desviado pela saída 778, que dá acesso ao Distrito Industrial. Já o Consórcio Via JF, responsável pelo transporte coletivo da cidade, ainda não se manifestou oficialmente sobre o acidente.
Prefeitura presta apoio às vítimas e famílias
A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou nota lamentando a tragédia e mobilizando equipes de diferentes secretarias para dar suporte. Profissionais da Saúde, Mobilidade Urbana, Segurança e Assistência Social foram enviados ao local e aos hospitais. Além disso, assistentes sociais e equipes de Direitos Humanos prestam acolhimento aos familiares das vítimas no HPS. “Nesse momento de dor, a Prefeitura presta solidariedade e apoio às famílias atingidas”, disse a nota oficial. Até agora, as identidades das vítimas não foram divulgadas.
