O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usou as redes sociais nesta sexta-feira (5) para convocar apoiadores a participarem das manifestações de 7 de setembro, pedindo que todos compareçam vestidos de verde e amarelo. Em vídeo, o parlamentar apareceu com uma blusa estampada com a frase “Anistia Já”, reforçando a mobilização em defesa de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na gravação, Flávio classificou o julgamento dos réus do suposto golpe de 2022 como “farsa armada por Alexandre de Moraes”, acrescentando que a decisão pode levar Bolsonaro a “40 anos de prisão”. O senador destacou ainda que a ida às ruas seria essencial para pressionar pelo direito do ex-chefe do Executivo disputar as eleições de 2026. “Nós votamos para absolver Bolsonaro e exigimos poder votar nele novamente para presidente”, declarou.
Flávio ataca STF e governo Lula
O senador também lançou críticas ao atual governo, afirmando que “os dias de Lula estão chegando ao fim”. Na legenda da publicação, ele escreveu que o 7 de setembro não será apenas o Dia da Independência, mas também o “Dia de Resgate do Brasil”, convocando a militância bolsonarista para marcar presença nas ruas em tom de enfrentamento político.
A convocação veio um dia após o governo federal lançar sua própria campanha para o feriado, incentivando a população a participar dos desfiles cívicos. Com o slogan “Vai de coração, vai de Brasil”, a ação estimula o uso das cores nacionais em tom festivo e patriótico.
Campanha oficial aposta em tom leve
Diferente da fala de Flávio, o material divulgado pelo Planalto buscou adotar uma linguagem mais bem-humorada. “Não tem jogo, mas é hora de ir às ruas. Todo dia é dia de Brasilzão e defender a nossa soberania”, diz a publicação. A campanha ainda destacou: “Está na hora de tirar a camisa verde-amarela do armário e mostrar para todo mundo seu orgulho de ser brasileiro”.
