Luiz Fux não gosta do que vê o julgamento de Bolsonaro e aciona Zanin: ‘conforme nós combinamos…’

Ministro se manifestou no momento em que Flávio Dino interrompeu Alexandre de Moraes.

PUBLICIDADE

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF não ficou marcado apenas pelas acusações e defesas. A sessão desta terça-feira (9) também expôs um atrito entre ministros da Corte, em especial entre Luiz Fux e Flávio Dino, durante a leitura do voto do relator Alexandre de Moraes.

Enquanto Moraes apresentava sua análise, Dino pediu a palavra em tom descontraído para dar uma pausa ao colega. Foi nesse momento que Fux interveio, alegando que havia sido firmado um acordo prévio para evitar interrupções durante os votos.

Luiz Fux expõe combinado entre ministros antes de julgamento de Bolsonaro e outros réus

“Só uma questão de ordem. Senhor presidente, conforme nós combinamos naquela sala aqui do lado, os ministros votariam direto, sem intervenção dos outros colegas”, disse Luiz Fux, que afirmou, ainda, que a intervenção de Flávio Dino foi apropriada.

“Mas eu gostaria de cumprir aquilo que nós combinamos no momento em que eu votar”, declarou Fux, dirigindo-se ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin. Diante da insistência, Moraes e Zanin esclareceram que a fala de Dino havia sido consentida para aquele momento.

Flávio Dino tranquiliza Luiz Fux

Ainda assim, o ministro Luiz Fux reforçou sua posição, afirmando que não concederá espaço para comentários durante seu voto no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus. Fux vota a partir das 9h desta quarta-feira (10). Para encerrar a tensão, Dino usou do bom humor e afirmou que se manifestará durante o voto de Fux.