O influenciador e ativista conservador Charlie Kirk, um dos principais aliados do presidente Donald Trump, foi baleado nesta quarta-feira (10) durante um evento na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela CNN. “Podemos confirmar que Charlie Kirk foi baleado. Ele está no hospital e estamos orando por ele neste momento”, disse Aubrey Laitsch, gerente de relações públicas da Turning Point USA, organização cofundada por Kirk.
O disparo teria vindo de um prédio localizado a cerca de 180 metros do local onde o influenciador discursava, por volta das 13h no horário local. A universidade informou em comunicado que um suspeito foi preso. O FBI assumiu a investigação.
Ícone conservador sob ataque
Kirk, de 30 anos, é uma das figuras mais influentes da direita americana, com milhões de seguidores nas redes sociais. Ele fundou, em 2012, a Turning Point USA, que atua em escolas e universidades promovendo pautas conservadoras. Pouco antes do ataque, o próprio influenciador publicou no X (antigo Twitter): “A Universidade do Vale de Utah está animada e pronta para a primeira parada de volta da turnê de retorno americana.”
O episódio gerou forte repercussão política. O ex-presidente Donald Trump pediu orações por seu aliado. Ele escreveu que Charlie Kirk é um cara incrível.
Reações de autoridades
A Casa Branca também se manifestou pedindo orações pela recuperação de Kirk. Já o governador de Utah, Spencer Cox, condenou o ato. Em suas redes sociais, o governador disse que os responsáveis pela violência serão responsabilizados e que todos que têm convicção política têm que se unir em orações nesse momento.
