Trump dá declaração forte e contundente contra o Brasil: ‘uma coisa terrível’

Presidente americano chama sentença de “terrível”, enquanto Marco Rubio fala em resposta direta contra Moraes.

PUBLICIDADE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou de forma contundente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que sentenciou Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Ao falar com jornalistas nesta quinta-feira (11), Trump disse estar “muito insatisfeito” com o julgamento e classificou o episódio como “muito terrível”.

Conheço o presidente Bolsonaro, não tão bem, mas o conheço como líder de um país. Sempre o considerei muito correto, um homem notável. Acho que é uma coisa terrível. Muito terrível. Acho que é muito ruim para o Brasil”, declarou o presidente americano, comparando a situação do ex-chefe do Planalto aos processos judiciais que ele próprio enfrenta nos Estados Unidos.

Marco Rubio eleva tom de ameaça

O discurso mais agressivo do governo norte-americano, no entanto, veio do secretário de Estado, Marco Rubio. Em publicação na rede X, ele acusou Alexandre de Moraes de “violador de direitos humanos” e prometeu reação.

Rubio já havia articulado sanções contra Moraes em julho, quando o governo Trump incluiu o ministro em uma lista de autoridades acusadas de “violações de liberdades civis”. Agora, o novo posicionamento amplia o clima de confronto, abrindo espaço para medidas políticas, econômicas ou diplomáticas contra o Brasil.

Itamaraty reage com nota oficial

O Ministério das Relações Exteriores repudiou a fala do secretário norte-americano, classificando-a como tentativa de intimidação. Em nota, o Itamaraty disse que “mesmo com as provas contundentes nos autos“, os americanos continuam ignorando os fatos.