Uma pesquisa Ipsos/Ipec divulgada nesta quinta-feira (11) aponta melhora nos índices de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados desaprovam o governo, enquanto 44% aprovam a gestão. Apesar da maioria crítica, os números indicam recuperação em relação a junho.
Na última sondagem, apenas 39% aprovavam o governo, contra 55% de desaprovação. Agora, Lula registra alta de cinco pontos percentuais no apoio popular, enquanto a rejeição recuou na mesma proporção. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Boa e má notícia a governo Lula
O estudo também revelou avanço na avaliação qualitativa. O grupo que considera o governo “ótimo ou bom” cresceu de 25% para 30%., o que pode ser considerado como uma ótima notícia. Já a parcela que classificava a gestão como “ruim ou péssima” caiu de 43% para 38%. Apesar dos bons índices, essa é a terceira vez consecutiva no terceiro mandato de Lula em que a avaliação negativa supera a positiva, fato que pode ser considerado como uma notícia ruim. Já os que veem o governo como “regular” oscilaram de 29% para 31%.
Outro ponto analisado foi a comparação entre expectativas e realidade. Para 44% dos entrevistados, o governo está pior do que esperavam, índice que recuou em relação a junho, quando era de 50%. Já para 24%, a gestão superou as expectativas (antes 20%), e para 30% ela corresponde ao esperado (antes 28%).
Detalhes da pesquisa
O levantamento do nível de satisfação com o atual governo ouviu 2.000 eleitores em todas as regiões do Brasil entre os dias 4 e 8 de setembro. O nível de confiança neste levantamento é de 95%, segundo o instituto.
