Trump anuncia acordo inesperado com a China que pode salvar o TikTok nos EUA

Em meio a negociações comerciais em Madri, presidente norte-americano anuncia acordo que garante futuro da plataforma.

PUBLICIDADE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (15) que seu governo chegou a um entendimento com a China envolvendo o futuro do TikTok. O anúncio foi feito durante a rodada de negociações comerciais que está sendo conduzida em Madri entre autoridades norte-americanas e chinesas.

“Um acordo foi fechado sobre uma ‘certa’ empresa que os jovens de nosso país queriam muito salvar”, escreveu Trump em sua rede Truth Social. “Eles ficarão muito felizes!”, completou o republicano, reforçando o impacto do aplicativo na vida da nova geração.

Acordo e negociações bilaterais

Trump também comentou que o diálogo comercial na capital espanhola está avançando de forma positiva. “A grande reunião comercial na Europa entre os Estados Unidos da América e a China correu MUITO BEM! Em breve será concluída”, afirmou. A fala foi interpretada como referência direta ao TikTok, aplicativo que vinha sendo alvo de incertezas regulatórias.

Poucas horas depois, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, confirmou que foi estabelecida uma “estrutura” que permitirá a continuidade das operações do TikTok em solo americano. O acordo marca um ponto importante nas discussões, que vinham sendo observadas com atenção tanto por investidores quanto pelos milhões de usuários do app.

Relação com a China e próximos passos

Trump ainda revelou que terá uma conversa telefônica com o presidente chinês Xi Jinping na sexta-feira (19). Segundo ele, as conversas estão sendo conduzidas em clima de confiança e que a diplomacia entre as duas potências econômicas está muito forte. O desfecho do diálogo pode consolidar a posição do TikTok nos Estados Unidos e abrir novas perspectivas para a cooperação entre Washington e Pequim.