Sai o resultado de pesquisa que mede forças entre Michelle Bolsonaro e Lula para a próxima eleição

Uma pesquisa realizada recentemente mostrou possíveis cenários de Lula contra outros concorrentes.

PUBLICIDADE

Uma nova pesquisa eleitoral movimentou o cenário político nesta quinta-feira (18/09), ao apontar que o presidente Lula (PT) sairia vitorioso em diferentes cenários testados para uma possível disputa presidencial para o ano de 2026.

O levantamento, feito pela AtlasIntel e divulgado pela Carta Capital, reforça a força do petista frente aos principais nomes da direita. De acordo com os números, o comandante do país derrotaria Michelle Bolsonaro (PL). No cenário revelado, o petista venceria com 50,2% dos votos, enquanto a ex-primeira dama ficaria atrás com 33%.

Pesquisa testa cenário contra outro concorrentes

Em média, a vantagem de Lula sobre os dois ultrapassa 17 pontos percentuais, cenário que garantiria sua permanência no Planalto por mais quatro anos, caso decida concorrer à reeleição. A pesquisa também testou a performance de outros nomes ligados à direita, que buscam se viabilizar como alternativas ao lulismo em 2026.

Entre eles estão cinco governadores, além de figuras como Ciro Gomes (PDT) e o empresário Pablo Marçal (PRTB) — este último atualmente inelegível, mas ainda assim incluído no estudo como forma de medir sua influência entre os eleitores.

Pesquisa mostra cenário de Lula contra Bolsonaro

Um terceiro cenário avaliado trouxe novamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também inelegível, mas ainda presente no imaginário de parte do eleitorado conservador. Nesse caso, os dados mostram que Lula venceria o rival por uma diferença de aproximadamente seis pontos percentuais.

Por fim, o levantamento também simulou a ausência de Lula na disputa. Nesse cenário, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), foi testado como candidato do partido. O resultado apontou uma vitória sobre Tarcísio, por 37% a 31%.