Autoridades revelam quem são artistas brasileiros que faleceram em queda de avião no Pantanal

Acidente aéreo ocorrido no Pantanal acabou com vítimas e muitas horas de trabalho das autoridades.

PUBLICIDADE

Na noite da última terça-feira (23/09), uma tragédia aérea abalou o Pantanal sul-mato-grossense, mais precisamente na zona rural de Aquidauana. Um avião de pequeno porte caiu em uma área de mata da Fazenda Barra Mansa, local de relevância turística.

A propriedade serviu de cenário para gravações da novela Pantanal, exibida pela TV Globo. O acidente provocou a morte de quatro pessoas, entre elas nomes de destaque no ramo artístico brasileiro, fato que aumentou ainda mais a repercussão do caso.

Autoridades revelam as vítimas de queda de avião no Pantanal

De acordo com informações confirmadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil, os mortos foram: o arquiteto chinês Kongjian Yu, o documentarista Luiz Ferraz, o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros.

A presença de Kongjian Yu no Brasil havia despertado grande interesse no meio acadêmico e cultural. Considerado um dos arquitetos mais influentes do mundo, ele aceitou participar de uma expedição ao Pantanal, acompanhado dos artistas brasileiros, para registrar imagens e experiências que fariam parte de um documentário internacional. 

O acidente, porém, interrompeu de maneira brutal essa iniciativa. Segundo informações preliminares, o acesso ao ponto da queda foi dificultado pela vegetação densa e pelas condições da região. O resgate dos corpos exigiu horas de trabalho das equipes de emergência.

Autoridades continuam investigação do acidente no Pantanal

As autoridades destacaram que as causas do acidente ainda serão investigadas por peritos da aviação civil, que analisarão se houve falha mecânica, condições climáticas desfavoráveis ou erro humano.

A morte de Kongjian Yu foi imediatamente sentida no cenário internacional da arquitetura, já que seu trabalho transformou o modo como cidades lidam com problemas ambientais. Já no Brasil, a perda dos artistas Luiz Fernando e Rubens Crispim foi lamentada por colegas do cinema e da televisão.