O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que visitou a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), após enfrentar problemas técnicos no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quinta-feira (2). O motor da aeronave apresentou falhas antes da decolagem rumo à Ilha do Marajó, obrigando os passageiros a evacuarem diante do risco de incêndio.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula apareceu rezando ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, e explicou o motivo da visita. Ele disse que havia ido à Basílica com o intuito de agradecer a Nossa Senhora de Nazaré pelas bençãos que o Brasil já havia recebido. O petista também disse que pediu para que tudo ocorresse bem na COP30 para que o encontro servisse para trazer união.
Proteção divina após pane no avião
O presidente destacou que só restava agradecer após o incidente com o avião da FAB. Nas redes sociais ele destacou que o momento era de agradecer pela proteção porque o avião estava em terra quando a pane ocorreu o que evitou que algo pior acontecesse com os tripulantes.
A visita ao santuário ocorreu durante sua agenda oficial no Pará, que inclui inspeções de obras de infraestrutura e mobilidade em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Belém se prepara para a COP30
Marcada para novembro de 2025, a COP30 reunirá chefes de Estado de todo o mundo para discutir medidas contra as mudanças climáticas. Lula tem acompanhado de perto a entrega de intervenções urbanas e de saneamento, consideradas essenciais para garantir que Belém esteja pronta para receber o evento internacional.
