MS confirma 29 casos de intoxicação por metanol e alerta para bebidas alcoólicas falsificadas no Brasil

São Paulo lidera casos e Ministério da Saúde alerta para risco em bebidas falsas.

PUBLICIDADE

Em uma atualização divulgada na sexta-feira (10/10), o Ministério da Saúde informou sobre a situação das intoxicações por metanol no país, uma substância altamente tóxica encontrada em bebidas alcoólicas falsificadas.

Segundo o relatório oficial, o Brasil tem um total de 29 casos de intoxicação confirmados. Além disso, 217 notificações permanecem sob investigação, e 249 casos suspeitos foram rejeitados após a devida análise.

Metanol em bebidas falsificadas pode causar cegueira e morte

Esta situação tem causado grande preocupação entre as autoridades de saúde pública, uma vez que a ingestão de metanol — um solvente industrial e combustível ilegalmente presente em algumas bebidas — pode provocar cegueira, graves danos cerebrais e até mesmo a morte.

Até o momento, a intoxicação foi confirmada em três estados brasileiros: São Paulo, com 25 casos; Paraná, com 3 casos; e Rio Grande do Sul, com 1 caso. O estado de São Paulo é o mais afetado, concentrando a maioria dos casos confirmados e liderando as investigações. Aproximadamente 73,7% das 217 notificações que ainda estão em análise no país, o equivalente a 160 casos, têm origem em São Paulo.

Pernambuco lidera casos suspeitos fora de São Paulo

Os casos que ainda estão sob investigação, além dos registrados em São Paulo, estão distribuídos por diversos estados brasileiros. Pernambuco lidera entre eles, com 31 casos suspeitos. No Rio Grande do Sul, há 4 casos em análise, somados a 1 já confirmado.

Mato Grosso do Sul e Piauí registram 4 casos suspeitos cada, enquanto Rio de Janeiro e Espírito Santo contabilizam 3 casos em investigação por estado. Goiás tem 2 ocorrências sob apuração. Já Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima apresentam 1 caso suspeito cada.