‘Jamais imaginei ter câncer’: Lula desabafa emocionado sobre diagnóstico recebido pelos médicos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre o desafio que enfrentou após ter recebido o diagnóstico de câncer.

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu o coração durante uma coletiva de imprensa ao relembrar um momento de tensão sobre sua saúde. O político falou sobre o diagnóstico de câncer de laringe que recebeu após realizar uma consulta em 2011.

Emocionado, ele contou que foi Marisa Letícia, sua falecida esposa, quem o incentivou a realizar o exame PET scan, responsável por detectar a presença de tumores. Durante a conversa, Lula compartilhou detalhes do período delicado que enfrentou e de como conseguiu superar a doença.

Lula desabafa sobre diagnóstico de câncer recebido em 2011

“Eu fui no Sírio (Hospital Sírio-Libanês) dar uma olhada na minha garganta e eu jamais imaginei ter câncer”, iniciou Lula. O presidente afirmou que tudo aconteceu um dia antes de fazer aniversário, quando apresentava vários sintomas, como febre e garganta irritada.

Segundo ele, a insistência de Marisa foi decisiva para o diagnóstico precoce, que pode ter influenciado em sua cura. O exame acabou revelando o tumor, e o tratamento começou apenas dois dias depois do comunicado de sua equipe médica.

Lula fala sobre novos projetos voltados aos tratamentos oncológicos

Em decorrência dessa experiência pessoal, Lula afirmou que assinou projetos voltados à ampliação de exames e tratamentos oncológicos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), buscando garantir acesso mais rápido e eficiente aos pacientes.

O presidente também recordou o momento em que recebeu a notícia da remissão total do câncer, no início de 2012, quando os médicos confirmaram que a doença havia sido superada. Segundo ele, foi um dos dias mais alegres de sua vida, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do apoio familiar no enfrentamento da doença.