Vanessa Gurrola Peraza, uma influenciadora e modelo mexicana de 32 anos com histórico como rainha de carnaval, foi detida nos Estados Unidos no dia 9 de outubro. Ela é acusada de assassinar seu noivo, Christian El Chato Espinoza Silver. De acordo com o jornal Expreso, o parceiro da modelo era conhecido por ter vínculos com o notório cartel mexicano Arellano-Felix.
A prisão ocorreu logo após Vanessa retornar de uma viagem de alto padrão a Bali, na Indonésia. A modelo enfrentará uma audiência judicial na segunda-feira, 20 de outubro, para responder pelo homicídio de El Chato, que ocorreu em San Diego, Califórnia, em fevereiro do ano anterior. A investigação policial concluiu que Vanessa é a principal responsável pela morte. Contudo, a informação sobre sua detenção só foi divulgada publicamente na última quinta-feira, 16 de outubro.
Saiba mais sobre a jovem
Vanessa Gurrola Peraza é uma modelo e influenciadora mexicana de 32 anos que ganhou destaque ao ser coroada rainha do carnaval de Mazatlán, no México, em 2011. Após o título de rainha, ela seguiu carreira como modelo e empreendedora, lançando uma linha de produtos focada em perda de peso.
Ela foi presa nos Estados Unidos em 9 de outubro de 2025, sob a acusação de assassinar seu noivo, Christian El Chato Espinoza Silver. Além do crime, Vanessa, conhecida pelo apelido de La Sapa, é suspeita de ter mantido conexões com o grupo criminoso Los Chapitos, uma facção do Cartel de Sinaloa. Essa suposta ligação com o crime organizado é considerada um possível fator motivacional no assassinato do noivo, que, por sua vez, tinha ligações com o Cartel Arellano-Felix.
Ligação com cartel
Em setembro do ano anterior, Vanessa Gurrola Peraza foi acusada de atuar como colaboradora para Los Chapitos, a facção do Cartel de Sinaloa liderada pelos filhos de Joaquín El Chapo Guzmán, Ivan Archivaldo e Jesús Alfredo Guzmán Salazar, em meio aos conflitos internos da organização. As acusações sugerem que ela utilizava transações imobiliárias fraudulentas e operações de lavagem de dinheiro, todas associadas a esse poderoso grupo criminoso, para financiar seu luxuoso estilo de vida.
