Um Boeing 747-400 da companhia turca Air ACT, operando para a Emirates SkyCargo, caiu no mar em Hong Kong neste domingo (19) após colidir com um veículo durante manobras no aeroporto local. O acidente deixou ao menos uma pessoa morta e outros dois trabalhadores do terminal estão desaparecidos, segundo informações preliminares das autoridades.
O voo EK9788, que havia decolado de Dubai, se envolveu no acidente por volta das 3h53 da manhã de segunda-feira, horário local, ainda na fase de aproximação para o pouso. A aeronave, matrícula TC-ACF, desviou bruscamente para a esquerda após o impacto e foi parar nas águas próximas à pista. As circunstâncias exatas do choque ainda estão sendo investigadas.
Veículo caiu no mar após colisão do avião
De acordo com o portal FR24, as autoridades de Hong Kong informaram que o veículo colidido também caiu no mar e que as equipes de resgate atuaram com barcos e helicópteros. Os quatro tripulantes do cargueiro conseguiram escapar ilesos. Já a vítima fatal seria um funcionário do aeroporto, que estava próximo à pista no momento do acidente.
Um voo da Cathay Pacific, que chegava de San Francisco, foi obrigado a arremeter após o impacto do Boeing com o veículo, interrompendo sua aproximação. A operação na pista foi imediatamente suspensa para garantir a segurança das equipes de resgate e preservar o local para a perícia.
Investigação do acidente
A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong informou que as investigações estão em andamento e que a prioridade é localizar os trabalhadores desaparecidos. As causas da colisão e os fatores que levaram o avião a sair da pista ainda não foram divulgados oficialmente.
