Caso Madeleine McCann: DNA diz se jovem é realmente a menina desaparecida há 18 anos

O desaparecimento da criança se tornou um dos maiores mistérios policiais do século XXI.

PUBLICIDADE

Uma especialista britânica confirmou nesta segunda-feira (20) que Julia Wandelt, polonesa de 24 anos que afirmava ser Madeleine McCann, não pode ser a filha biológica do casal McCann. O parecer foi apresentado em um tribunal do Reino Unido, após a análise de um teste de DNA realizado pelas autoridades.

Wandelt está sendo julgada por ter assediado a família McCann ao longo de mais de dois anos e meio, enviando mensagens e fazendo ligações em que dizia ser a menina britânica desaparecida em 2007, em Portugal. Segundo a acusação, as ações causaram sofrimento à família, que vive sob constante atenção pública desde o desaparecimento da filha.

Jovem que se diz ser Madeleine McCann é desmentida por DNA

A cientista Rosalyn Hammond, responsável pelo exame genético, declarou que “não há compatibilidade” entre o DNA de Wandelt e o material colhido de um travesseiro usado por Madeleine pouco depois do desaparecimento. “Julia Wandelt não pode ser Madeleine McCann”, afirmou a especialista ao tribunal de Leicester.

O laudo também apontou que o perfil genético de Wandelt “mostra que ela não é filha biológica de Kate e Gerry McCann, nem de nenhum deles individualmente”. A declaração encerra anos de especulações geradas nas redes sociais, onde Wandelt chegou a divulgar resultados não oficiais que sugeriam compatibilidade parcial.

O desaparecimento

Madeleine McCann desapareceu em maio de 2007, aos 3 anos, em um resort na região do Algarve, enquanto os pais jantavam com amigos em um restaurante próximo. O caso, que permanece sem solução, se tornou um dos maiores mistérios policiais do século XXI.

Durante o julgamento, os McCann relataram o impacto emocional das falsas alegações. Segundo o depoimento, a família viveu “angústia e estresse” provocados pela “intrusão” de Wandelt e pela repercussão internacional das declarações da jovem polonesa.