Informação importante e de última hora vem à tona envolvendo Renan Bolsonaro

Renan Bolsonaro está exercendo mandato de vereador em Balneário Camboriu e enfrenta problema na Justiça.

PUBLICIDADE

O processo contra Jair Renan Bolsonaro, vereador de Balneário Camboriú (PL) e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, segue sob segredo de justiça na 5ª Vara Criminal de Brasília. Segundo informações da CNN e do portal O Janelão, a ação está na fase de instrução, etapa em que autoridades recolhem depoimentos e provas.

Em agosto de 2023, Jair Renan foi alvo de uma operação da Polícia Civil do DF que investigava um esquema de fraudes empresariais apurado pela Delegacia de Repressão a Crimes Tributários (DOT).

Fraudes, empresas e disputas judiciais

Em fevereiro de 2024, a PCDF denunciou Jair Renan e seu instrutor de tiro, Maciel Alves, por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso. A acusação aponta que ambos teriam manipulado balanços financeiros da empresa Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia para obter um empréstimo junto ao Banco Santander. O STJ decidiu que o caso permaneceria na Justiça do DF, por não envolver crimes contra o sistema financeiro nacional, mas possíveis delitos de estelionato e falsificação de documentos.

A decisão, proferida pelo ministro Rogério Schietti Cruz em outubro de 2024, confirmou a competência da Justiça distrital e reforçou que as operações de crédito investigadas eram “sem destinação específica”. Com isso, o processo segue sob sigilo, sem acesso público às movimentações judiciais ou às partes envolvidas.

Silêncio oficial e planos políticos

O Ministério Público do DF reiterou que o processo é sigiloso, justificando a medida pela necessidade de preservar as investigações. Já o TJDFT confirmou que o caso não aparece no sistema público por estar protegido por segredo judicial, conforme o artigo 189 do Código de Processo Civil. Apesar do processo, Jair Renan declarou intenção de disputar uma vaga de deputado federal por Santa Catarina nas eleições de 2026.