Trump ameaça Rússia e o que diz reacende tensão global por conflito nuclear

Presidente dos Estados Unidos não se escondeu de pergunta sobre testes militares russos.

PUBLICIDADE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elevar o tom contra a Rússia nesta segunda-feira (27). Durante conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, o republicano criticou os recentes testes de mísseis nucleares russos e enviou um aviso direto ao presidente Vladimir Putin. “Eles sabem que temos um submarino nuclear, o melhor do mundo, bem na costa marítima deles. Ele não precisa percorrer 8 mil milhas”, afirmou.

Trump reforçou que os EUA não se intimidam diante das ameaças russas e completou dizendo que os Estados Unidos não está brincando, pois os russos também não estão. O comentário veio após Moscou anunciar novos avanços em sua infraestrutura militar e prometer seguir com testes nucleares, o que reacendeu tensões globais.

Trump critica guerra prolongada na Ucrânia

O presidente norte-americano também voltou a atacar a guerra na Ucrânia, que já dura quatro anos. Segundo ele, o conflito deveria ter sido resolvido rapidamente. A guerra que deveria ter levado uma semana está agora em seu quarto ano. Isso é o que você deveria fazer ao invés de testar mísseis”, declarou Trump, num tom de crítica direta a Putin.

Questionado sobre possíveis novas sanções contra a Rússia, o republicano evitou confirmar, mas não descartou medidas. “Vocês descobrirão”, disse, sugerindo que Washington pode reagir de forma mais dura.

Plano para reconstruir o poder militar dos EUA

Trump defendeu ainda a reindustrialização naval dos Estados Unidos, afirmando que o país deve voltar a ser o maior construtor de navios do planeta. Para ele, os EUA precisam superar a China e retomar o protagonismo militar e econômico que tiveram na Segunda Guerra Mundial.