Chega notícia sobre a contagem regressiva para a prisão de Jair Bolsonaro

Ex-presidente foi condenado a 27 anos e sua defesa protocolou recurso no STF nesta segunda-feira (27).

PUBLICIDADE

O ex-presidente Jair Bolsonaro pode começar a cumprir sua pena nos próximos dias, após ser condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. A defesa apresentou nesta segunda-feira (27) um último recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo que o ministro Alexandre de Moraes analise os embargos de declaração antes da execução da sentença.

Segundo aliados, os advogados esperaram o último dia do prazo para protocolar o recurso, com o objetivo de ganhar tempo até que seja definido o local de cumprimento da pena. As possibilidades incluem o batalhão da Polícia do Exército, a Polícia Federal ou o presídio da Papuda, em Brasília.

Alegações da defesa de Bolsonaro

A defesa alega que o ex-presidente enfrenta problemas de saúde e pede que ele continue em prisão domiciliar. Desde agosto, Bolsonaro está em casa, usando tornozeleira eletrônica e com visitas controladas pelo STF.

O ex-presidente foi condenado por liderar uma organização criminosa que tentou impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. O tribunal concluiu que ele incentivou e participou de ações para desestabilizar as instituições democráticas.

Quarto ex-presidente preso

Com a rejeição de projetos de anistia e a pressão internacional sobre o caso, Bolsonaro se tornou o quarto ex-presidente brasileiro preso desde a redemocratização, seguindo os passos de Luiz Inácio Lula da Silva, que ficou detido mais de 500 dias em condenação no âmbito da Operação Lava Jato, Michel Temer e Fernando Collor.