Uma megaoperação policial realizada nesta terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, terminou em tragédia. Quatro policiais morreram e outros seis ficaram feridos durante o confronto com criminosos. A ação, que recebeu o nome de Operação Contenção, mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar.
Entre os mortos estão o delegado Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, de 51 anos, conhecido como Máskara, o inspetor Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos, e os policiais do Bope Herbert (Sobrenome não divulgado) e Cleiton Serafim Gonçalves.
Secretaria de Segurança Pública se manifesta
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o objetivo da operação era cumprir mais de 100 mandados de prisão e 150 de busca e apreensão contra integrantes do Comando Vermelho, facção criminosa que domina boa parte das comunidades da Zona Norte.
Helicópteros, blindados e drones foram usados para dar suporte às equipes em solo. A ação foi resultado de mais de um ano de investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Durante o confronto, vários suspeitos foram mortos em troca de tiros com os policiais. Moradores relataram horas de tiroteio, ruas bloqueadas e veículos incendiados usados como barricadas.
Civis foram atingidos
Além dos agentes, três civis também foram atingidos durante o fogo cruzado: um homem em situação de rua, uma mulher que estava em uma academia e outro homem localizado em um ferro-velho. Todos foram socorridos por equipes de resgate.
