O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, nesta sexta-feira, o compromisso de fechar um novo acordo comercial entre Brasil e México, durante uma conversa telefônica com a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum. Segundo Lula, a meta é aprofundar a parceria econômica e impulsionar o crescimento mútuo. “Reafirmei a nossa disposição de concluir novo acordo comercial com o México, a fim de aprofundar a parceria econômica entre nossos países”, publicou no X (antigo Twitter).
O chefe de Estado brasileiro destacou ainda os resultados da sua recente viagem à Ásia, apontando oportunidades para maior cooperação entre a América Latina e o Sudeste Asiático e comprovando os resultados da diplomacia brasileira.
México quer tecnologia brasileira e aposta no etanol
De acordo com nota do Palácio do Planalto, Sheinbaum manifestou interesse em colaborações na produção de etanol, para atender à crescente procura no México, e em programas sociais brasileiros voltados para o combate à fome e à pobreza. Lula afirmou que ambos os países vivem um momento positivo nas relações bilaterais e que pretendem reunir-se em breve. “Celebramos o bom momento da relação Brasil-México e concordamos em nos reunir tão logo seja possível”, reforçou.
Analistas apontam que o papel do Brasil no cenário internacional pode ser de liderança global, o que pode ser notado com a postura do governo brasileiro em contato telefônico como esse ocorrido com a presidente Claudia Sheinbaum.
Acordos estratégicos e o que vem pela frente
Em agosto, o vice-presidente Geraldo Alckmin já havia antecipado que novos acordos comerciais complementares entre os dois países devem ser assinados no próximo ano. Segundo ele, já há acordos preliminares em agricultura, saúde e biocombustíveis, abrindo espaço para uma integração econômica sem precedentes entre as duas maiores economias latino-americanas.
