Polícia não recua após megaoperação do Rio e avança mais uma vez contra o CV; foram mais de 30 prisões

A Polícia deflagrou uma nova operação contra o Comando Vermelho, desta vez no Nordeste, e prisões foram confirmadas.

PUBLICIDADE

A Polícia deflagrou, na manhã desta terça-feira, 4 de novembro, a Operação Freedom, uma ação integrada entre as forças civis, federais e militares com o objetivo de enfraquecer o braço armado e financeiro do Comando Vermelho na Bahia. A ofensiva resultou na prisão de 33 pessoas no estado e mais duas no Ceará, onde foram localizados suspeitos de alta hierarquia na estrutura da facção. A operação ocorre menos de uma semana após a megaoperação no Rio de Janeiro que deixou 117 suspeitos e quatro policiais mortos, mostrando o alcance nacional da organização criminosa.

Ao todo, 90 mandados judiciais foram cumpridos em diversos pontos da Bahia, incluindo Salvador, cidades da Região Metropolitana, o interior do estado e até no sistema prisional. As diligências também se estenderam ao Ceará, onde os policiais encontraram um homem apontado como o chefe do Comando Vermelho na capital baiana. Ele foi capturado ao lado da companheira, suspeita de gerenciar as finanças da quadrilha. O casal estava escondido em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, e acabou preso sem oferecer resistência.

Polícia avança mais uma vez contra o CV

Durante as ações, a Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados, como forma de asfixiar financeiramente o grupo criminoso. Segundo a Polícia Civil, o Comando Vermelho vinha ampliando seu poder de atuação em Salvador e em cidades do interior, controlando pontos estratégicos de venda de drogas e impondo violência para eliminar concorrentes.

As investigações apontam ainda que os suspeitos estão diretamente ligados a uma série de homicídios na capital baiana. Com a prisão dos principais integrantes, a expectativa é de que ao menos 30 assassinatos possam ser solucionados a partir das informações coletadas durante a operação. A Polícia acredita que a desarticulação dessa célula representa um golpe significativo na estrutura da facção fora do Rio de Janeiro.

Megaoperação do Rio repercutiu

Recentemente, a Polícia já havia realizado uma operação de grande porte contra o Comando Vermelho. No Rio de Janeiro, mais especificamente nas comunidades da Penha e Alemão, foram cumpridos diversos mandados. Muitas mortes foram confirmadas, o que repercutiu na mídia e dividiu opiniões. Com uma nova operação no entanto, as autoridades demonstram que devem seguir avançando contra a facção criminosa.