O Governo do Distrito Federal enviou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passe por uma avaliação médica antes de cumprir eventual prisão no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O pedido foi encaminhado na quarta-feira (22) pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).
O documento, assinado pelo secretário Wenderson Souza e Teles, pede que uma equipe médica avalie o quadro clínico de Bolsonaro e verifique se ele tem condições de receber tratamento adequado dentro do sistema prisional. “Solicita-se que o apenado Jair Messias Bolsonaro seja submetido à avaliação médica por equipe especializada, a fim de que seja realizada avaliação de seu quadro clínico”, diz o comunicado.
Julgamento dos recursos
A solicitação ocorre em razão da proximidade do julgamento dos recursos referentes à condenação de Bolsonaro no caso da chamada trama golpista. O ex-presidente foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
O governo do DF destacou ainda as condições de saúde de Bolsonaro, que passou por diversas cirurgias abdominais nos últimos meses. Em setembro de 2025, o ex-presidente chegou a ser levado de forma emergencial ao Hospital DF Star, onde ficou internado por uma noite.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar
Atualmente, Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar preventiva em sua residência, no Jardim Botânico, em Brasília, por outro processo que investiga a atuação de seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL), em ataques a autoridades brasileiras nos Estados Unidos. Caso o STF confirme o cumprimento da pena em regime fechado, o ex-presidente poderá ser transferido para a Papuda, presídio de segurança máxima do DF.
