Um tornado de grande intensidade devastou parte do município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na tarde de sexta-feira (7), por volta das 17h30. De acordo com a Defesa Civil estadual, o fenômeno climático deixou cinco mortos e 130 feridos, sendo 30 em estado grave. Casas foram destruídas, veículos viraram com a força do vento e centenas de famílias ficaram desabrigadas.
O prefeito Sezar Augusto Bovino relatou que cerca de 80% da cidade está no chão, destacando a gravidade da destruição. “A força da tempestade derrubou postes de luz, destelhou imóveis, destruiu construções e pegou muita gente voltando para casa”, afirmou o gestor municipal.
Autoridades se manifestam
Equipes de resgate atuam em meio aos escombros, com apoio de médicos e enfermeiros de cidades vizinhas. Segundo o prefeito, as vítimas foram encaminhadas para hospitais de Laranjeiras do Sul, e um mutirão foi montado para agilizar o atendimento. “Há muitos feridos com a cabeça machucada. Fora dos hospitais, temos pelo menos três equipes de médicos e enfermeiros percorrendo a cidade para ver se há pessoas presas sob os escombros”, disse Bovino.
O governo federal também acompanha a situação. O prefeito informou que o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato e se colocou à disposição para ajudar. Já o governo do Paraná afirmou em nota que está totalmente mobilizado. O governador Ratinho Junior reforçou a atuação do poder público.
ATENÇÃO: Tornado deixa rastro de destruição em Rio Bonito do Iguaçu, localizado na região centro-sul do Paraná. 60% das casas e prédios da cidade foram destruídos. O secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, fala em cenário de guerra. Há relatos de pessoas presas em… pic.twitter.com/r7t7793GW5
— Renato Souza (@reporterenato)
Ventos de mais de 70km/h
De acordo com o Simepar, os ventos ultrapassaram 70 km/h e as chuvas já acumulam mais de 36 mm em algumas regiões. O órgão também emitiu alertas vermelhos para seis municípios. Meteorologistas da MetSul explicaram que o tornado se formou sob condições extremamente favoráveis no ambiente ciclogenético e pode ter origem em uma linha de instabilidade que se deslocou do Rio Grande do Sul em direção ao Paraná.
