Estas foram as seis vítimas fatais de tornado que atingiu cidade no Paraná; elas podem não ser as únicas

Coronel do Corpo de Bombeiros deu notícia nada boa sobre busca por pessoas afetadas pelo tornado.

PUBLICIDADE

As autoridades do Paraná divulgaram neste sábado (8) os nomes das seis vítimas fatais do tornado que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu e outras cidades da região sudoeste do estado na noite de sexta-feira (7). O fenômeno natural provocou destruição em larga escala, deixando um cenário de guerra, com 90% da infraestrutura local comprometida, segundo a Defesa Civil estadual.

De acordo com as autoridades, os ventos ultrapassaram 250 km/h, derrubando casas, comércios e prédios públicos. O saldo é de pelo menos 750 feridos, nove em estado grave, além de uma pessoa ainda desaparecida sob os escombros. Um hospital de campanha foi montado no município para atender a população.

Vítimas fatais da tragédia

As vítimas confirmadas são: Jose Neri Geremias, de 53 anos, morador de Guarapuava; Julia Kwapis, de apenas 14 anos; Jurandir Nogueira Ferreira, de 49 anos; Claudino Paulino Risse, de 57 anos; Adriane Maria de Moura, de 47 anos; e José Gieteski, de 83 anos, todos de Rio Bonito do Iguaçu. O único que não teve foto divulgado é Gieteski. A Prefeitura de Sulina, cidade vizinha, informou que Adriane morreu após o desabamento de um supermercado.

Número de vítimas fatais pode aumentar

O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, afirmou que há risco de o número de mortos aumentar, já que buscas continuam em andamento e há suspeitas de pessoas embaixo dos escombros. Equipes de resgate de várias regiões do estado, inclusive de Curitiba, foram deslocadas para apoiar os trabalhos.

O coordenador estadual da Defesa Civil, Fernando Schunig, informou que o governo ainda não iniciou campanhas de arrecadação de donativos. No entanto, a prefeitura prepara abrigos emergenciais no Ginásio do Bairro Bancários e na Casa de Líderes, em Laranjeiras do Sul, para acolher os desabrigados.