As autoridades do Paraná divulgaram neste sábado (8) os nomes das seis vítimas fatais do tornado que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu e outras cidades da região sudoeste do estado na noite de sexta-feira (7). O fenômeno natural provocou destruição em larga escala, deixando um cenário de guerra, com 90% da infraestrutura local comprometida, segundo a Defesa Civil estadual.
De acordo com as autoridades, os ventos ultrapassaram 250 km/h, derrubando casas, comércios e prédios públicos. O saldo é de pelo menos 750 feridos, nove em estado grave, além de uma pessoa ainda desaparecida sob os escombros. Um hospital de campanha foi montado no município para atender a população.
Vítimas fatais da tragédia
As vítimas confirmadas são: Jose Neri Geremias, de 53 anos, morador de Guarapuava; Julia Kwapis, de apenas 14 anos; Jurandir Nogueira Ferreira, de 49 anos; Claudino Paulino Risse, de 57 anos; Adriane Maria de Moura, de 47 anos; e José Gieteski, de 83 anos, todos de Rio Bonito do Iguaçu. O único que não teve foto divulgado é Gieteski. A Prefeitura de Sulina, cidade vizinha, informou que Adriane morreu após o desabamento de um supermercado.
Número de vítimas fatais pode aumentar
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, afirmou que há risco de o número de mortos aumentar, já que buscas continuam em andamento e há suspeitas de pessoas embaixo dos escombros. Equipes de resgate de várias regiões do estado, inclusive de Curitiba, foram deslocadas para apoiar os trabalhos.
O coordenador estadual da Defesa Civil, Fernando Schunig, informou que o governo ainda não iniciou campanhas de arrecadação de donativos. No entanto, a prefeitura prepara abrigos emergenciais no Ginásio do Bairro Bancários e na Casa de Líderes, em Laranjeiras do Sul, para acolher os desabrigados.
