O caso de morte do padre Alexsandro da Silva Lima, de 44 anos, deixou toda a comunidade católica do Mato Grosso do Sul em choque. O religioso foi assassinado na última sexta, na casa onde residia em Dourados, e cinco jovem foram presos por envolvimento. Um deles, identificado como Leanderson de Oliveira Júnior, de 18 anos, disse ter sido o responsável pelo crime, e detalhou as motivações.
Em depoimento revelado pela Polícia Civil, o jovem disse que agiu após suposto abuso do padre. Segundo ele, o religioso costumava abordar jovens estudantes, e teria feito a ele uma suposta proposta de ato sexual, que teria ocorrido quando ficou sozinho com o religioso.
O jovem se diz arrependido pela ação criminosa, e afirmou ter utilizado uma marreta que estava no local como arma para dar cabo da vida do religioso, fazendo uso da faca para finalizar o óbito. Na sequência do crime, ele tomou banho na residência, saiu para encontrar a namorada, e buscou um amigo de 17 anos para auxiliá-lo na ocultação do corpo.
Outros envolvidos
Acompanhado da namorada e desse adolescente de 17 anos, Leanderson foi até à residência de um jovem de 18 anos, levando-o para a cena do crime, onde mostrou o corpo. De acordo com os autos da investigação, duas adolescentes, de 16 e 17 anos, respectivamente, ajudaram na limpeza da casa e de objetos no local, enquanto o último amigo acionado subtraiu itens da residência.
O corpo do padre foi envolvido em um tapete e abandonado no setor de mata no Distrito Industrial de Dourados. Os suspeitos foram apreendidos pelo SIG (Setor de Investigações Gerais) sob posse do veículo do sacerdote, um Jeep Renegade. No depoimento dado, Leanderson disse que pretendia atravessar a fronteira do Brasil com o Paraguai e vender o carro no país vizinho.
Sepultamento do padre
O corpo do padre Alexsandro da Silva foi velado na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Douradina, município onde ele trabalhava, e posteriormente seguiu em cortejo para a cidade de Dourados, para a realização do sepultamento. A Diocese local anunciou programação especial para homenagens ao religioso.
