Imagens de câmeras internas registraram o momento em que o ônibus da linha 809A/10 perdeu o controle e atingiu cerca de 16 veículos na altura do km 17 da Rodovia Raposo Tavares. O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), e deixou ao menos 13 pessoas feridas.
Segundo relatos, o veículo apresentou falha no sistema de frenagem, impossibilitando que o motorista conseguisse parar no momento da colisão. No vídeo é possível ver o coletivo entrando no cruzamento da avenida e colidindo com automóveis e motocicletas antes de bater no portão de um condomínio.
Passageiros, assustados, desceram do ônibus em meio a gritos e correria. Equipes de resgate e do Samu foram acionadas imediatamente para prestar atendimento às vítimas no local.
Samu ajudou no resgate dos feridos
Entre os feridos, três foram socorridos pelo resgate, dois pela concessionária da via e oito pelo Samu. Duas pessoas permanecem em estado grave, enquanto as demais apresentam ferimentos leves ou moderados.
A Polícia Civil já iniciou as investigações para apurar as causas do acidente e responsabilidades envolvidas. A concessionária que administra o trecho informou que mobilizou equipes operacionais para dar suporte imediato às vítimas e organizar a remoção dos veículos envolvidos.
Ônibus será vistoriado
O atendimento contou com viaturas de socorro, ambulâncias e apoio logístico para garantir a segurança no local. A empresa destacou que a falha no sistema de frenagem foi um fator determinante para o acidente. Equipes técnicas realizaram vistoria no ônibus e nos demais veículos para registrar informações essenciais para as investigações.
A Polícia Civil segue com os trabalhos para esclarecer todas as circunstâncias do acidente. A apuração inclui análise do histórico de manutenção do ônibus, depoimentos de testemunhas e perícia no local. Autoridades afirmam que os resultados da investigação devem indicar se houve falhas mecânicas, humanas ou uma combinação de fatores.
