Atitude do filho de Bolsonaro foi determinante para prisão do ex-presidente: ‘Eu te convido’

Medida de prisão preventiva foi executada pela Polícia Federal nas primeiras horas deste sábado (22).

PUBLICIDADE

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22), após cumprimento de mandato expedido pela Polícia Federal. A decisão, que teve o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), não tem ligação com a condenação sobre o crime de tentativa de golpe de estado, e sim foi motivada após Flávio Bolsonaro, filho do ex-mandatário da República, ter convocado uma vigília próximo ao condomínio onde o pai mora.

A ação de um dos herdeiros de Bolsonaro, foi classificada pela PF como fator de risco para os agentes policiais que trabalham na vigilância do ex-presidente, que cumpre prisão no regime domiciliar desde agosto deste ano, após ser condenado. 

Vídeo publicado

Em material publicado nas redes sociais nas últimas horas, Flávio Bolsonaro aparece convocando os apoiadores do pai para que uma vigília de oração fosse feita na noite deste sábado, com objetivo de orar pela saúde do ex-presidente e o que define de busca pela retomada da democracia no país. A atitude foi encarada pela Polícia Federal como algo que poderia representar grande risco.

“Você vai lutar pelo seu país ou vai assistir do sofá sua casa? Eu te convido para lutar com a gente. Neste primeiro momento, a gente vai buscar o senhor dos exércitos. Eu te convido para uma vigília que começa neste sábado (22), a partir das 7h da noite”, disse Flávio Bolsonaro no vídeo publicado, que viralizou pela web; veja abaixo. 

Reação pacífica

De acordo com o blog da Natuza Nery, do g1, Jair Bolsonaro agiu tranquilidade ao cenário de voz de prisão preventiva. A ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, não estava na residência no momento da detenção. O ex-presidente não foi algemado, sendo conduzido a uma viatura para a sequência dos trâmites legais. Ele ficará preso em uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.