Este seria o resultado de uma disputa presidencial entre Lula e Flávio Bolsonaro

Nova pesquisa Datafolha mostrou o possível cenário eleitoral de uma disputa entre Lula e Flávio.

PUBLICIDADE

A nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6) indica que Lula venceria Flávio Bolsonaro em um eventual 2º turno, caso a eleição fosse hoje. O senador foi lançado na sexta-feira (5) pelo próprio Jair Bolsonaro, que cumpre 27 anos de prisão por tentativa de golpe. No cenário testado, o petista alcança 51%, enquanto Flávio soma 36%, mantendo vantagem expressiva. Lula também superaria Eduardo Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Ratinho Jr..

O levantamento visando a disputa presidencial ouviu 2.002 eleitores, entre os dias 2 e 4, em 113 municípios, antes do anúncio oficial de sua candidatura feito pelo próprio Flávio Bolsonaro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Cenários do 2º turno mostram desafios para a direita

Com Eduardo Bolsonaro, o resultado seria 52% a 35% para Lula. Contra Michelle, 50% a 39%. Diante de Tarcísio de Freitas, o petista venceria por 47% a 42%, e contra Ratinho Jr., por 47% a 41%. Os números reforçam que nenhuma alternativa à esquerda e ao centro hoje supera Lula nas simulações.

A escolha de Flávio, porém, gerou surpresa dentro e fora do bolsonarismo. Jair Bolsonaro está preso desde novembro na sede da Polícia Federal em Brasília e segue inelegível desde 2023, apesar das tentativas de reverter a decisão do TSE. A indicação do filho contrariou previsões de uma disputa interna entre Michelle e Eduardo, enquanto Tarcísio de Freitas era visto como o nome mais competitivo fora da família.

Candidatura nasce sob pressão e desconfiança interna

A oficialização da missão a Flávio indica uma manobra estratégica do bolsonarismo, mas também revela divisões internas e insegurança sobre a capacidade do senador de herdar o capital político do pai. Com Lula mantendo vantagem em todos os cenários, a disputa de 2026 começa marcada por tensão, incertezas e rearranjos na direita.