Vídeo: herói anônimo desarma atirador em ataque com 12 mortes e dezenas de feridos: ‘salvou inúmeras vidas’

Vídeo repercutiu nas redes sociais e mostrou coragem de homem que interpelou um dos atiradores.

PUBLICIDADE

Um pedestre foi aclamado como herói após ser filmado imobilizando e desarmando um homem durante um ataque que deixou 12 mortos em um evento do feriado judaico na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, no domingo (14). As imagens se espalharam rapidamente pelas redes sociais e chamaram a atenção pela coragem demonstrada em meio ao caos.

O vídeo mostra um homem de camisa branca correndo em direção a um suspeito de camisa escura que segurava um rifle em um estacionamento. Ele ataca o agressor por trás, consegue arrancar a arma de suas mãos e, em seguida, a coloca no chão, afastando-se da área de risco.

Vídeo mostra momento

Após ser desarmado, o homem de camisa escura perde o equilíbrio e recua em direção a uma ponte próxima, onde outro atirador estaria posicionado. A ação rápida do pedestre ocorreu poucos instantes antes da chegada da polícia, que cercou a região e iniciou a neutralização dos suspeitos.

A agência Reuters confirmou a autenticidade das imagens por meio de vídeos verificados que identificam os mesmos indivíduos, posteriormente cercados pela polícia. Um dos suspeitos morreu no local e outro permanece em estado crítico. As autoridades ainda investigam se um terceiro atirador pode ter participado do ataque.

Primeiro-ministro se manifestou

A atitude do pedestre gerou comoção e elogios públicos. Um internauta comentou sobre as imagens que circularam nas redes sociais. “Este australiano salvou inúmeras vidas ao desarmar um dos terroristas na praia de Bondi. HERÓI”, disse. O primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, também se manifestou e classificou o episódio como impressionante. “Foi a cena mais inacreditável que já vi”, afirmou.