Lista de doenças de Bolsonaro vem à tona e Carlos pressiona STF por prisão domiciliar

Filho de Jair Bolsonaro fez publicação com listagem de doenças que estariam assolando a saúde de seu pai.

PUBLICIDADE

Carlos Bolsonaro (PL), ex-vereador do Rio de Janeiro, usou o Instagram para divulgar uma relação detalhada de doenças atribuídas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, o levantamento médico foi encaminhado à defesa com o objetivo de reforçar o pedido de prisão domiciliar, alegando que o estado de saúde do ex-chefe do Executivo é incompatível com o regime fechado.

Na publicação, Carlos afirma que Bolsonaro enfrenta refluxo gastroesofágico com esofagite, hipertensão essencial primária, doença aterosclerótica do coração, oclusão e estenose das carótidas, apneia do sono e carcinoma de células escamosas, diagnosticado como câncer de pele. A exposição pública da lista provocou forte repercussão política e jurídica.

Defesa aposta na saúde para evitar prisão

Além das comorbidades crônicas, o ex-vereador relatou que Bolsonaro trata, desde quarta-feira, 24, no Hospital DF Star, soluços incoercíveis associados a refluxos intensos e episódios de vômito. Ele também passou por cirurgia para correção de hérnias, num procedimento realizado no feriado de Natal, com duração aproximada de quatro horas.

A defesa sustenta que o conjunto de problemas médicos impede Bolsonaro de cumprir a pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. O pedido foi apresentado ao ministro do STF Alexandre de Moraes, que autorizou apenas a realização da cirurgia de hérnia inguinal bilateral.

Boletim médico e próximos passos

De acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira, 26, Bolsonaro iniciou fisioterapia, recebe medicação para prevenção de trombose e controle da dor, além de ajustes nos remédios para soluços e refluxo. O ex-presidente segue internado por cinco a sete dias e será avaliado na próxima segunda-feira, 29, para possível novo procedimento.