Jair Bolsonaro tem alta, pede para voltar para casa, mas vai direto para a prisão

Ex-presidente do Brasil recebeu alta hospitalar no primeiro dia de 2026.

PUBLICIDADE

O ex-presidente Jair Bolsonaro, de 70 anos, deixou o hospital DF Star, em Brasília, no início da noite desta quinta-feira (1º), após receber alta médica. Veículos oficiais foram vistos saindo da unidade de saúde em direção à Superintendência da Polícia Federal, onde ele voltou a cumprir pena em regime fechado.

Bolsonaro estava internado desde a semana anterior para a realização de procedimentos cirúrgicos autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A autorização ocorreu após pedido da defesa, que alegou a necessidade de cuidados médicos específicos.

Alexandre de Moraes rejeitou pedido de Bolsonaro

Ainda na manhã de quinta-feira (1º), Moraes rejeitou mais um pedido dos advogados do ex-presidente para que a pena fosse convertida em prisão domiciliar humanitária. Na decisão, o ministro determinou o retorno imediato ao cumprimento da sentença após a liberação médica.

Na decisão judicial, Moraes afirmou que Bolsonaro deveria “retornar ao cumprimento de sua pena privativa de liberdade em regime fechado”, após a alta hospitalar. A Polícia Federal e o hospital DF Star informaram que não comentariam o caso.

Bolsonaro cumpre pena de mais de 25 anos

O ex-presidente cumpre pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições presidenciais de 2022. Bolsonaro possui histórico de internações desde que foi esfaqueado durante um evento de campanha na cidade de Juiz de Fora (MG), em 2018, o que motivou diferentes pedidos médicos ao longo dos anos.