Idoso falece na véspera de Natal e família denuncia hospital por erro médico

Idoso faleceu na véspera de Natal e família denuncia hospital por pinça esquecida.

PUBLICIDADE

A morte do idoso Manoel Cardoso de Brito, de 68 anos, ocorrida na véspera de Natal, gerou forte comoção e levantou suspeitas de erro médico no Hospital Municipal de João Pinheiro, localizado no Noroeste de Minas Gerais.

A família afirma que uma pinça utilizada para cirurgias foi esquecida dentro do corpo do idoso depois do primeiro procedimento, situação que só teria sido descoberta depois do falecimento.

Homem morre e família denuncia hospital

Segundo o boletim de ocorrência, Manoel passou mal em sua residência no dia 4 de dezembro e foi levado para UPA da cidade. Depois dos exames, os médicos solicitaram uma cirurgia urgente, realizada no dia seguinte. A equipe disse que o procedimento ocorreu normalmente e que o idoso apresentava uma úlcera gástrica. Inicialmente, foi dito que a recuperação parecia estável.

O idoso ficou dois dias na UTI e depois foi levado para um quarto. Na internação, porém, começou a demonstrar dores intensas e sonolência excessiva, o que chamou a atenção da cuidadora contratada pelos familiares. No dia 11, diante da suspeita de um AVC, uma tomografia foi solicitada, e logo depois Manoel foi levado às pressas para outra cirurgia, sem explicações claras aos familiares.

Após o segundo procedimento, os médicos informaram que retiraram um dreno e grande quantidade de pus da cavidade abdominal. Ele retornou à UTI, mas não resistiu e faleceu no dia 24 de dezembro, um dia antes de completar 69 anos, encerrando treze dias de internação marcados por incertezas.

Secretaria confirma retirada de corpo estranho

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pinheiro confirmou que retiraram um corpo estranho durante a cirurgia e declarou que o paciente possuía várias comorbidades e quadro clínico grave. A pasta informou ainda que reforçou protocolos de segurança, abrindo sindicância para apurar o caso, enquanto a família segue em busca de justiça e esclarecimentos.