Um grave acidente na BR-116 em Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, marcou a manhã desta sexta-feira (2) e resultou em uma das maiores tragédias recentes da rodovia. A colisão envolvendo um caminhão carregado de areia e um ônibus intermunicipal aconteceu no quilômetro 491 e causou a morte de seis pessoas, entre elas o motorista do coletivo.
A ocorrência mobilizou equipes de resgate e provocou bloqueio total da pista nos dois sentidos. De acordo com a concessionária Ecovias Sul, responsável pelo trecho, ao menos 11 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital de Pronto-Socorro de Pelotas.
Resgate a vítimas de acidente no RS
Um dos sobreviventes foi resgatado em estado grave, enquanto outro apresentava ferimentos leves. O motorista do caminhão realizou o teste do bafômetro, que não indicou ingestão de álcool, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
A investigação inicial aponta que havia um engarrafamento no local no momento do impacto. Para evitar uma colisão com os veículos parados, o caminhão teria invadido a contramão, atingindo frontalmente o ônibus. Parte da carga de areia acabou invadindo o coletivo, dificultando o trabalho dos socorristas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), equipes de resgate, guinchos e inspeção atuam no local desde as primeiras horas da ocorrência. Apesar de a pista não estar em obras, existe um desvio na região, o que contribuiu para a formação de longas filas.
Acidente provocou congestionamento
O ônibus havia saído de Pelotas às 10h30 com destino a São Lourenço do Sul, transportando inicialmente 19 passageiros, além do motorista e do cobrador. A PRF informou que há cerca de 5 quilômetros de congestionamento no sentido sul e 8 quilômetros no sentido norte, agravando ainda mais a situação do trânsito na BR-116.
