O programa Fantástico exibiu neste domingo (11) o reencontro entre Roberto Farias e a jovem Thayane Smith, após os dois se separarem em uma trilha no Pico Paraná, no ponto mais alto do Sul do Brasil. A moça acabou abandonando o amigo durante o percurso de retorno, e ele ficou desaparecido por cinco dias, lutando pela sobrevivência. No material gravado para a revista eletrônica da TV Globo, ele apareceu entregando pertences e deixou claro o desejo de não continuar a amizade.
Roberto e Thayane formaram o laço de amizade há cerca de dois meses, e no dia 31 de dezembro, resolveram escalar o ponto localizado na Serra do Mar, e a aventura de ver o primeiro nascer do sol de 2026, quase se tornou um pesadelo.
Entrega da mochila
Dias após conseguir se salvar na trilha, Roberto aceitou o convite do Fantástico para ficar frente a frente com Thayane pela primeira vez depois de ser abandonado. O jovem disse ter pedido a Deus pela vida da amiga, mas fez questão de entregar os pertences dela que ficaram com ele durante a luta pela sobrevivência, e afirmou que cada um agora seguirá o seu caminho, sem proximidade.
“Eu peço a Deus que ele tenha te deixado bem e salvo no acampamento. Eu confiei em você. A sua bolsa, eu estou entregando ela com as coisas que estão dentro. E o que tenho para dizer é, se cuida. Deus te abençoe muito, e nosso laço se encerra aqui”, disse Roberto no reencontro.
Mobilização e drama vivido
O caso de desaparecimento de Roberto mobilizou o país, após grande repercussão. Enquanto o jovem buscava ajuda para escapar com vida, dezenas de pessoas trabalhavam nos arredores da trilha para encontrar o jovem com vida.
Com pouca comida e sem o preparo ideal para fazer a trilha, ele andou mais de 20 quilômetros em um terreno acidentado, passando por pedras e cachoeiras. O jovem de 19 anos ainda estava sem botas e perdeu os óculos durante o trajeto. Depois de cinco dias na luta pela sobrevivência, ele conseguiu chegar em uma chácara, onde pediu ajuda e foi resgatado, sendo hospitalizado na sequência para se reabilitar. Apesar do susto, ele só sofreu escoriações leves, sendo liberado pouco tempo depois.
